Portal de Dados

O que é o portal de dados CETIC.br?

O portal de dados é uma ferramenta de visualização que facilita a consulta aos indicadores e às estatísticas produzidos pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) sobre a disponibilidade das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no Brasil.

Quais são as informações disponíveis?

O Cetic.br selecionou um conjunto de indicadores, extraídos das pesquisas TIC Domicílios, TIC Empresas, TIC Educação, TIC Governo Eletrônico, TIC Kids Online Brasil, TIC Organizações sem Fins Lucrativos e TIC Saúde, que ilustram características importantes sobre o desenvolvimento da sociedade da informação no Brasil. Tais indicadores podem ser estudados a partir de diferentes categorias de análise (ex. gênero, porte de empresa, dependência administrativa escolar) e também por uma perspectiva histórica.

Quais são as funcionalidades do Portal?

No Portal de Dados é possível criar tabelas, mapas e gráficos interativos, que podem ser alterados de acordo com a preferência do usuário. Em cada uma das seções é possível realizar um tipo de análise, conforme descrição a seguir:

Indicadores

As respostas de uma pesquisa, após a compilação dos resultados, dá origem ao que chamamos de indicadores. Veja nesta seção os indicadores das pesquisas do Cetic.br classificados por ano.

Séries históricas

Visualize a evolução de um indicador em um determinado período de tempo (estão disponíveis apenas os indicadores que podem ser comparáveis ao longo dos anos).

Perfil

Visualize e compare indicadores sob diferentes perspectivas (por exemplo, por uma faixa de renda específica ou determinada região do país).

Tabela

Veja nesta seção os indicadores das pesquisas do Cetic.br em formato tabular.

Exportação

Ao final da análise, é possível exportar os dados (formatos .csv, .png e .pdf) ou compartilhá-los via Facebook, Twitter ou LinkedIn.

Termos e Definições

TIC

Sigla para Tecnologias de Informação e Comunicação, caracterizadas pela convergência entre hardware e software para automação de processos e para o compartilhamento de informações. São exemplos o computador, a Internet, a televisão, o rádio e o telefone celular, entre outros.

Agrupamento

Conjunto de variáveis que permitem uma análise dos indicadores por subcategorias (Ex. região, área, renda, etc).

Indicador

Variável que representa um dado estatístico, referente a um determinado período de tempo, local e a outras características. O período de tempo pode referir-se a um momento no tempo ou a um intervalo de tempo. Fonte: INE, IP (2009); UNECE (2000).

Unidade de análise

Unidades de análise são as unidades (domicílios, indivíduos, alunos, por exemplo) consideradas na análise dos resultados de uma pesquisa. Referem-se à população sobre a qual foram levantados os dados da pesquisa.

Amostra

Conjunto de elementos extraídos de uma determinada População. É constituída por indivíduos, famílias, escolas, organizações, etc que o investigador pretende descrever e para os quais se pretende generalizar as conclusões ou resultados para a população. Todos os indicadores aqui exibidos possuem origem amostral.

Análise - Indicadores

Função que permite ao usuário analisar as categorias de um determinado indicador. Para tal, o recurso permite que o usuário escolha a pesquisa, unidade de análise, o ano, o indicador, seu agrupamento e suas respectivas categorias.

Análise - Séries históricas

Função que permite ao usuário analisar a evolução de um indicador ao longo de uma série histórica. O principal formato de visualização é o gráfico de linha que mostrará a evolução histórica das categorias escolhidas. Nem todos os indicadores estão disponíveis, em decorrência, da não comparabilidade entre os mesmos ao longo do tempo.

Análise - Perfil

Função que permite ao usuário visualizar, por categoria de agrupamento analisada (exemplo: uma faixa de renda específica ou determinada região do país), o comportamento de determinado conjunto de indicadores.